PROJETO ATIRA-MCT


(clique nos títulos ou figuras abaixo, para acessar cada item)

APRESENTAÇÃO

Os ambientes interativos fazem parte da vida das pessoas e estão em constante evolução, influenciados pelas novas tecnologias, principalmente pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Os museus são ambientes que apresentam componentes científico-culturais, educacionais e de entretenimento, sendo espaços bastante propícios para a introdução de ambientes interativos, fazendo com que os usuários tenham maior motivação, aprendizagem e satisfação nas suas visitas .
No entanto, não só os museus podem usufruir dos benefícios dos ambientes interativos. As escolas (em todos os níveis) têm seus laboratórios tradicionais e novos, com amplas possibilidades de serem potencializados com novas tecnologias, tornando-se espaços dinâmicos e com melhores condições de ensino e aprendizagem. É o caso dos laboratórios de Física, Química, Biologia, mas também de Matemática, História, Geografia, Português e de todas as áreas que possam usufruir das interações dos usuários com os conteúdos ou temas. Nesse sentido, ambientes de treinamento, feiras e exposições também podem ser incrementados, de forma a serem mais eficientes e atrativos nos seus objetivos.
Assim, o projeto ATIRA (Ambientes Temáticos Interativos com Realidade Aumentada) propôs inicialmente um conjunto de ambientes temáticos interativos para Museu de Ciência e Tecnologia sobre o tema Energia Elétrica, mas, na sua execução, ampliou a quantidade de ambientes, bem como preocupou-se em criar exemplos, especificações e pacotes reconfiguráveis para ambientes profissionais e de baixo custo. Esta abordagem visou gerar soluções de fácil adaptação (mudança de tema) e com custos diferentes, de forma a serem usadas em museus, escolas (ensino básico e superior) e ambientes de treinamento, contando com o pessoal e orçamento disponíveis.
Esperamos que os ambientes sejam úteis e utilizados, de forma a colaborar com a evolução da educação no Brasil.

Claudio Kirner - 2012
email: ckirner@gmail.com



1 - PROJETO



2 - AMBIENTES INTERATIVOS
(CONTÉM 10 AMBIENTES COM SEUS PACOTES ADAPTÁVEIS)




3 - MODELO DE AVALIAÇÃO



4 - MUSEU ONLINE



5 - PUBLICAÇÕES

6 - FERRAMENTAS

basAR
- para autoria de aplicações de realidade aumentada com comportamento
FLARAS - para autoria de aplicações de realidade aumentada online
MIIO - para autoria de aplicações de hipermídia online

7 - LINKS

8 - VÍDEO DO PROJETO



http://www.youtube.com/watch?v=LzkKjvTOgiI













FIM
Contador ativado em 16/08/2012
free counters