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Realidade Virtual e Aumentada -   PROJETOS
Realidade Virtual e Aumentada
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1º Workshop do Projeto ATIRA-MCT (Ambiente Temático Interativo com Realidade Aumentada para Museus de Ciência e Tecnologia)

LOCAL: SALA B4102 – UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá)
DATA: 06/04/2011 (QUARTA-FEIRA) – DAS 15H30 ÀS 18H30
COORDENAÇÃO: CLAUDIO KIRNER (email: ckirner@gmail.com)
http://www.ckirner.com/paginas/atira
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1 - Projeto SICARA

Detalhes do Projeto SICARA podem ser vistos em: http://www.ckirner.com/claudio/?PROJETOS:SICARA

No âmbito do projeto, foram desenvolvidos três tipos de aplicação: Aprendizagem de Aritmética com Realidade Aumentada, Livro Interativo com Realidade Aumentada e Torre de Hanoi com Realidade Aumentada.

a - Aprendizagem de Aritmética com Realidade Aumentada




Este projeto consiste na colocação de placas, em frente à webcam, que mostram e narram uma operação aritmética para o usuário. Em seguida, com a colocação da placa "CÊ", o resultado da operação é mostrado e narrado. Com a colocação da placa "CÊ" novamente, outra operação será mostrada e assim sucessivamente.
Estão sendo desenvolvidas três versões: Lúdica, Mista e Formal. A versão lúdica só mostra objetos e narração. A versão mista mostra o conteúdo da versão lúdica e os digitos correspondentes. A versão formal só mostra os dígitos em uso.
inicialmente está sendo disponbilizada a versão mista. Variações desta versão, com o uso de objetos animados para dar maior motivação aos usuários, estão em fase final de desenvolvimentos e logo serão disponibilizados para teste.
Para testar esta aplicação, entre em: http://www.ckirner.com/claudio/?PROJETOS:SICARA
e baixe a versão de teste em "Aritmética".
Agradeço ao Rafael Santin pela implementação das interações.


2 - Livro Interativo com Realidade Aumentada - LIRA



Este é um projeto, com algumas versões, desenvolvido sob minha orientação com a participação de vários alunos.
Ele consiste no desenvolvimento de um livro, contendo marcadores impressos em suas páginas, juntamente com o texto e as ilustrações 2D.
Ao colocar o livro em frente a uma webcam,  o usuário verá  as ilustrações 3D animadas e sonorizadas sobre o a imagem do livro que aparece no monitor. Quando o usuário manipular o livro, a ilustração 3D irá junto. Além disso, estamos usando uma placa que, ao ser colocada no ambiente, faz a mudança da ilustração 3D e a troca do som. Há um potencial de aplicação educacional muito grande de uso desse livro potencializado com realidade aumentada, tanto para pessoas não portadoras de necessidades especiais, quanto para portadores. O deficiente auditivo pode usar o livro, explorando seus aspectos visuais, enquanto o deficiente visual pode usá-lo, explorando os sons associados, incluindo ruídos, músicas e voz (texto falado, locução).
Veja videos de demonstração do Projeto LIRA, clicando na figura acima e indo para o item 5.
Agradeço aos alunos Rafael Santin, pelo desenvolvimento  das interações e Francisco C. Oliveira, pela desenvolvimento da aplicação e cessão do vídeo.


c - Torre de Hanoi com Realidade Aumentada



Aqui estão algumas capturas do software em ação. Logo, iremos disponibilizar o programa para o usuário manipular a Torre de Hanoi com Realidade Aumentada.


3 - Animação com Realidade Virtual, usando VRML e FluxStudio



Atenção: para ver a animação VRML, é necessário ter um navegador VRML instalado, como o Cortona, por exemplo. Se voce ainda não tem um navegador VRML, veja como instalá-lo em VRML, no menu à esquerda.
Esta animação VRML foi desenvolvida com o software FluxStudio, que gera arquivos VRML e X3D. Oportunamente, colocarei aqui  tutoriais sobre animação com VRML e sobre a utilização do software Flux Studio.
Para elaborar a animação, utilizei os seguintes recursos:
Objeto: http://www.rccad.com/Gallery.htm
Som: http://www.helis.com/sounds/
Para ver animação VRML com som, clique primeiramente na figura acima, para a baixar um arquivo zipado com textura e som.
Faça a descompactação do arquivo zipado e execute o arquivo VRML. Antes, ligue o som do seu computador para poder ouvir o som associado com a animação. Siga as instruções que aparecem no aplicativo VRML e tente ver o ambiente de pontos de vista diferentes. Bom divertimento!
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Dentro de algumas semanas, trarei mais detalhes e novidades - Aguarde!