Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/ckirner/public_html/realidadevirtual/cmsimple/cms.php on line 41
Realidade Virtual e Aumentada - REALIDADE AUMENTADA
Realidade Virtual e Aumentada
ENTRADA > REALIDADE AUMENTADA

REALIDADE AUMENTADA

A Realidade Aumentada com marcadores pode ser obtida através do ARToolKit, SACRA e Flartoolkit, entre outras ferramentas.

O ARToolkit depende de programação C/C++.

O SACRA não exige progrmação, pois trabalha com pastas e arquiivos editáveis com bloco de notas. Basta conseguir objetos VRML, manipular pastas e editar arquivos.

O FlartoolKit é uma versão mais moderna do ARToolKit portado para FLASH. Para desenvolver aplicações, voce precisa de objetos Papervision3D ou Collada e programação em ActionScript 3.0, além de possuir um sistema de desenvolvimento FLASH (CS3, CS4, Flex, etc).

O ARToolKit, por exemplo, funciona da seguinte maneira:
Você deve usar um marcador (cartão) cadastrado ou cadastrar um novo.
Use objetos virtuais do tipo wrl (VRML), que podem ser obtidos na Internet ou construídos com o Vivaty ou outro editor.
Tome cuidado para ajustar a escala dos objetos no ARToolkit, pois é muito comum aparecerem muito grandes ou pequenos, dificultando a visualização.
Ao mostrar o cartão para a webcam, o software pega a imagem e a mostra no monitor. Além disso, ele verifica a posição do cartão na cena e coloca sobre ele o objeto virtual associado. Ao mover o cartão, o software recalcula sua posição e reposiciona o objeto virtual sobre ele, dando a impressão de estar nele atrelado.

Para começar a trabalhar com realidade aumentada, eu recomendaria o uso do SACRA (http://www.ckirner.com/sacra) que permite desenvolver aplicações potentes com imagens e sons, sem a necessidade de programar. Basta trabalhar com pastas e arquivos, fazendo a reconfiguração do software. O SACRA já vem pré-instalado, de forma que é só descompactá-lo e usá-lo. Se ele reclamar, coloque a DLL solicitada na raiz do software, junto com as outras DLL.

Para ver um exemplo com Flartoolkit pré-instalado, baixe o arquivo zipado em:
http://www.ckirner.com/sacra/RA-daedemo.zip

Voce deve descompactar a pasta, imprimir o marcador PDF (marcador-impressão) que está na raiz.
Seu computador deverá ter uma webcam.
Esse programa de demonstração usa um arquivo chamado objeto.dae (que é um dado). Se voce renomeá-lo para dado.dae e pegar outro arquivo como aviao.dae e renomeá-lo para objeto.dae, o sitema mostrará o aviao. Voce pode fazer a mesma coisa com o carro, não se esquecendo de renomear o arquivo objeto.dae para o seu nome original antes de renomear o carro.dae para objeto.dae.
Para fazer o sistema funcionar, clique no arquivo html (RealidadeAumentada) que está na raiz. O programa pedirá para voce autorizar e depois voce poderá apontar o marcado para a webcam. Eu uso FireFox, mas creio que funciona no Explorer.

Para pegar outros objetos DAE, como um robô, um avatar ou qualquer outro objeto, vá ao armazem 3D do Google (http://sketchup.google.com/3dwarehouse/?hl=pt-BR) e faça download do objeto como arquivo Collada (veja se esta opção de download existe para o objeto). Abra o arquivo para pegar o objeto.dae (*.dae) e colocá-lo no seu programa.

Se voce quiser incorporar mais objetos, siga as instruções do cabeçalho do arquivo (RealidadeAumentada.as) - pode abrir com qualquer editor de texto, mas não salve para preservar o arquivo original.

Se voce tiver um sistema de desenvolvimento Flash, voce poderá abrir os arquivos ( .as e .fla ) e trabalhar com programação.

Bom trabalho.

=============================================================

O restante desta página apresenta aplicações de realidade aumentada desenvolvidas com FlartoolKit.
Para ver aplicações com outros tipos de software, entre em: ARToolKit, Aplicações e Projetos no menu à esquerda.
Antes de ativar as aplicações, é necessário imprimir o marcador que será colocado em frente à webcam.
Clique no link abaixo para imprimir o marcador.

   MARCADOR PARA AS APLICAÇÕES COM FLARTOOLKIT
    

1 - BORBOLETA MÁGICA COM REALIDADE AUMENTADA

A borboleta mágica com realidade aumentada é uma aplicação desenvolvida com FlartoolKit que mostra uma borboleta desenhada em uma placa.
Ao pressionar a tecla <s>, a borboleta sairá da placa e ganhará vida.
Ao pressionar a tecla <e>, a borboleta viva, entrará na placa, retornando a sua posição original.
Ao pressionar a tecla <v>, a borboleta voará, desde que ela esteja viva.
Clique no link abaixo, para ativar a aplicação.

http://www.ckirner.com/paginas/flar-teste/Borboleta1-final.html


    

     

2 - OUTRAS APLICAÇÕES COM FLARTOOLKIT

 - Clique no link a seguir para ver outros testes e aplicações com FlarToolKit

   APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA COM FLARTOOLKIT

 - Um texto sobre o uso de Realidade Aumentada em Publicidade está disponível em:
    http://www.ckirner.com/download/artigos/RA-Publicidade.html

O Material do minicurso "Desenvolvendo Aplicações de Realidade Aumentada para Web", apresentado no evento WRVA2010, está disponível em: http://www.ckirner.com/download/mini/wrva2010/