Augmented Reality Tool Book | ARTool-Book Versão 2.0
Augmented Reality Tool Book | ARTool-Book Versão 2.0
Eduardo S. Okawa, Claudio Kirner, Tereza G. Kirner
 
O ARTool-Book é um projeto desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta de construção de livros interativos, sendo capaz de auxiliar o ensino de jovens e adultos com um incremento tecnológico de grande interação chamado Realidade Aumentada. Com essa aplicação, professores podem escrever livros de máterias específicas ou de temas variados sem a necessidade de ter conhecimento nenhum de programação e nem de modelagem 3D.
 
Basicamente, a aplicação funciona da seguinte maneira:
- O desenvolvedor (professor ou qualquer pessoa que queira escrever um livro com realidade aumentada) deve baixar a aplicação em -Downloads- e descompactar o arquivo.
- Dentro da pasta descompactada, haverá um arquivo .doc onde o livro vai ser escrito pelo desenvolvedor. Em cada página haverá também um marcador como na Imagem 1 onde os objetos 3D aparecerão.
- O desenvolvedor terá a possibilidade de colocar informações dentro de áreas de texto, inserir imagens e, inserir objetos ilustrativos em 3D. Sons também poderão ser inseridos, tanto nos pontos de acionamento das áreas de texto e nas imagens, quanto nos pontos dos objetos 3D. Haverá também um tutorial explicando passo a passo o desenvolvimento de um livro, e de como utilizá-lo.
 
Imagem 1. Marcador Ref2, onde os objetos 3D são posicionados.
 
Esta aplicação disponibiliza diversas possibilidades a quem tem interesse de escrever um livro com RA. E o usuário do livro terá uma gama de dispositivos para sua aprendizagem, principalmente com as informações do livro, nas informações pelas áreas de texto, nas ilustrações em 3D, nas imagens e interagindo com a Realidade Aumentada.
 
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Exemplo de um livro interativo sobre Circuitos Elétricos com Realidade Aumentada, elaborado com a ferramenta ARTool-Book Versão 2.0
 
Circuitos Elétricos com Realidade Aumentada é um livro interativo que possibilita o aprendizado de como é um capacitor, um indutor, um resistor, tipos de circuitos e etc.
 
Imagem 1. Capa + primeira página.
 
- O livro apresenta um ponto abaixo do marcador de REFERÊNCIA, onde se acionado, aparecerão objetos em 3D. Apresenta também, um ponto de acionamento das páginas de informações do livro em realidade aumentada. Esse ponto se localiza à direita da área de texto, se acionado mais de uma vez, ele passa para a próxma página. Exitem 3 pontos de sons, que devem ser acionados quando indicados por um paralelepípedo azul. Esses pontos se localizam na parte inferior do livro. Veja a localização dos pontos na imagem abaixo.
 
Imagem 2. Localização dos pontos.
 
- No ponto de acionamento do objeto 3D e no ponto de acionamento das páginas podem ser inseridos sons também.
 
Imagem 3. Livro sendo utilizado.
 
No vídeo abaixo é exibido o livro exemplo chamado Circuitos Elétricos com Realidade Aumentada.